Consulta Processual – Como Realizar Consulta Processual

By | janeiro 16, 2017

Muitos serviços públicos passaram a ser disponibilizados também pela internet, o intuito é melhor atender ao cidadão que volta e meia enfrenta filas enormes para resolver processos que são simples. Como a internet é um meio que a maioria das pessoas tem acesso fica mais fácil disponibilizar os recursos através dela.

Hoje viemos falar de um assunto que interessa grande parte das pessoas, trata-se da consulta processual online. Esse serviço é muito usado por quem deseja saber se houve algum andamento em algum processo, ao invés da pessoa ir até o atendimento do tribunal para consultar ela pode estar consultando pela internet.

Consulta Processual - Como Realizar Consulta Processual

(Foto: Divulgação) Como Realizar Consulta Processual

 

Consulta Processual

Consulta processual pode ser realizada no site do Tribunal de cada estado. Esse serviço é totalmente gratuito, ou seja, a pessoa consulta em casa e não paga nada por isso. Muitas pessoas pensam que tem custo mas isso não ocorre.

Nunca foi tão simples consultar andamento de processos como hoje tem sido, tudo isso por que os órgãos públicos informatizaram os processos disponibilizando esses serviços pela internet. Mas entenda como funciona para que você possa usar o serviço.

 

Como Realizar Consulta Processual

Para explicarmos melhor sobre como realizar a consulta processual pegamos como referência o estado de São Paulo. Caso você more em outro estado não tem problema, os procedimentos são quase os mesmos, o que muda é o site mesmo.

Veja como funciona se fosse para consultar os processos de SP:

  • Site Tribunal Justiça de São Paulo: http://www.tjsp.jus.br/egov/processos/consulta/default.aspx?f=1
  • Selecione o tipo de processo: primeiro instância, segunda instância ou colégio recursal;
  • Depois preencha os dados e informe o numero do processo;
  • Clicando no botão Pesquisar o site retorna as informações do processo na tela para você.

 

Site para realizar consulta Processual

O site para realizar a consulta processual é do Tribunal referente ao estado em que o processo foi aberto. Por exemplo, se o processo foi aberto na cidade de Campinas as consultas deverão ser realizadas no site do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Ao entrar no respectivo site você terá que informar o número do processo, por que essa informação é indispensável para que você consiga obter um retorno do sistema. Dados informados incorretamente retornam consulta, por isso certifique as informações antes.

Os sites estão sempre em funcionamento o que permite que você consulte em qualquer lugar e também em qualquer horário do dia. Sempre que precisar você já sabe como fazer a sua pesquisa e se informar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *