Consulta Beneficio INSS – Consulta Auxilio Doença

By | janeiro 16, 2017

Auxilio doença é um benefício da previdência social que paga aos contribuintes do sistema. Para receber esse auxilio é necessário preencher alguns requisitos, adiante iremos conferir mais a respeito. Quem contribui com o INSS tem direito a muitos benefícios, e um deles é esse auxilio doença que ajuda a pessoa quando ela sofre algum acidente ou é acometido por alguma moléstia.

Pela internet o contribuinte consegue solicitar o recebimento do benefício e também consegue consultar informações sobre o mesmo. Antes de tudo entenda quem tem direito, como receber, e qual o valor desse benefício.

Consulta Beneficio INSS - Auxilio Doença, Auxílio Acidente

(Foto: Reprodução) Consulta Beneficio INSS – Consulta Auxilio Doença

 

Quem tem direito ao Auxilio Doença

Esse auxílio é pago quando a pessoa fica incapaz para o trabalho durante um período por ocorrência de algum impedimento relacionado à saúde. Para receber esse auxilio é necessário preencher alguns requisitos. Abaixo você pode conferir quais são eles:

  • Sem carência: em casos de acidente ou qualquer doença listada pelo Ministério da Saúde;
  • 12 meses de contribuição: demais casos.

Tem direito ao auxilio quem contribui com a previdência, todos os tipos de contribuintes podem receber esse benefício desde que atenda aos requisitos acima, seja empregado, trabalhador avulso, doméstico, contribuinte individual e faculdade.

 

Valor do Auxilio Doença

O valor do auxilio doença usa como referência o salário de contribuição, é 91% sobre o valor. O pagamento é feito a partir do décimo quinto dia, ou seja, até esse período quem paga o afastamento é a empresa, e se a pessoa não se recuperar ela solicita a previdência o auxilio para continuar em recuperação.

Depois do 15° dia de afastamento quem paga é o INSS com 91% sobre o salário de contribuição da pessoa. O período é o tanto necessário para que haja recuperação, porém se não ocorrer dentro do prazo de 24 meses a pessoa será aposentada por invalidez.

Veja como é calculado o salário de contribuição:

  • Média aritmética dos 80% dos maiores salários de contribuição multiplicados pelo fator previdenciário.

 

Consulta Beneficio INSS

Pela internet você pode fazer a consulta beneficio INSS, a mesma é totalmente gratuita e abaixo informamos como você consegue realizar passo a passo:

Esse benefício tem ajudado muitas pessoas que são acometidas por algum problema de saúde e não conseguem continuar trabalhando. Quando ocorre da não reabilitação ao trabalho o contribuinte tem direito a aposentadoria por invalidez, mas para isso tem que passar pelo médico do INSS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *