Como Saber o Número do PIS

By | janeiro 16, 2017

Os trabalhadores têm garantidos por lei uma série de benefícios ao ingressarem em atividades de trabalho com carteira assinada. Para ter acesso a esses benefícios- abono salarial, seguro desemprego e FGTS é necessário que o trabalhador esteja cadastrado e possua o número de sua inscrição do PIS. Nesse momento, muitos se perguntam: como saber o número do PIS?

Como Saber o Número do PIS Descubra o Número do PIS-PASEP

(Foto: Divulgação) Numero do PIS/PASEP

Como Saber o Número do PIS Facilmente

Para solucionar esse problema, existem alguns meios bastante eficientes para facilitar o acesso dos beneficiários. O cadastro no PIS é feito apenas uma vez e deve ser solicitado pelo empregador, em qualquer agência da Caixa Econômica, no momento da contratação.

Uma vez inscrito, o trabalhador que tiver dúvida em como saber o número do PIS, poderá obtê-lo através da consulta a Carteira de Trabalho – que recebe o número de inscrição, pelo comprovante de inscrição que é encaminhado ao endereço do trabalhador, quando solicitado pelo empregador, ou ainda no cartão do cidadão. Caso não encontre o número, o cidadão deve procurar uma agência da Caixa Econômica para visualização do cadastro.

Além dos meios de consulta já listados, o Governo Federal disponibiliza a consulta dos dados cadastrais do trabalhador por meio do DATAPREV, empresa pública responsável pela gestão da base de dados sociais do país. Por meio do portal da instituição, o trabalhador preenche uma ficha com seus dados e tem acesso ao número da inscrição no Programa de Integração Social.

A facilidade em como saber o número do PIS viabiliza o acesso do trabalhador ao beneficio que é oferecido anualmente àqueles que se enquadram nos critérios de cadastro e beneficiamento. Para tanto, os cadastrados devem estar atentos ao calendário do PIS 2017, que divulga anualmente os períodos de saque para todos os beneficiários, de acordo com o mês de nascimento.

O benefício que tem 2013 por ano base começou a ser disponibilizado em agosto de 2013 e vai até junho deste ano. Aos que têm o direito, mas ainda não sacaram o abono salarial, ainda está em tempo. O benefício está disponível para saque em todas as agências da Caixa Econômica mediante apresentação do número de inscrição e documento de identificação do cidadão beneficiado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *