Como Calcular o PIS da Caixa

By | janeiro 16, 2017

O Programa de Integração Social, o PIS, é uma contribuição social de natureza tributária, que são feitas pelas empresas para financiar serviços como o seguro-desemprego e o abono salarial.

Calcular PIS-PASEP - Descubra Como Calcular o PIS - Abono

(Foto: Divulgação) Calcular o PIS/PASEP

Muita gente já ouviu falar dele, mas com certeza, muita gente não sabe como calcular o PIS. Você sabe?

Descobrir como calcular o PIS acaba por ser uma dúvida pertinente, especialmente por causa do abono salarial, que é uma espécie de “premiação” que é paga para os trabalhadores que tiveram ao menos 1 mês de trabalho registrado em carteira no ano anterior, recebendo no máximo 2 salários mínimos.

Por causa disso, muita gente acaba se esquecendo de que tem direito a isso, e o valor acaba passando batido. Portanto, saber como calcular o PIS se torna fundamental para essas pessoas.

Como calcular o PIS em 3 passos

O cálculo em si é dos mais complicados, e por esse motivo, há dúvidas quanto ao recebimento ou não do abono salarial.

Ele se dá da seguinte maneira:

Primeiramente, você deverá somar os dias que foram trabalhados durante o ano anterior. Depois disso, você somará os valores dos salários recebidos durante os meses trabalhados no ano anterior.

Em seguida, você dividirá o valor total dos salários recebidos no ano anterior pelo total de dias trabalhados.

Se o resultado dessa divisão for igual ou menor do que 31, você terá direito a receber o abono salarial, pois isso indicará que você recebeu uma média de 2 salários mínimos durante o período trabalhado.

Importância do cálculo do PIS

Saber como calcular o PIS é importante por diversos motivos, já que te previne de uma surpresa desagradável ao tentar sacar o valor e descobrir que não tem direito, por exemplo.

Outra medida importante que o trabalhador deve ter em mente é consultar o calendário de recebimento do abono salarial, que é divulgado em casas lotéricas e em agências da Caixa Econômica Federal de todo o Brasil.

O recebimento poderá ser feito diretamente em uma agência da Caixa, ou em uma casa lotérica, bastando apresentar um documento com foto (preferencialmente o RG).

Agora se você não tiver direito, o melhor a fazer é não contar com esse valor extra em seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *